Coronavírus e obesidade: Entenda os riscos

Um pre-print de estudo em Nova York (veja o documento aqui) mostra relação entre obesidade e hospitalização por causa do Covid-19.

Coronavírus e obesidade
Coronavírus e obesidade

Um estudo realizado em Nova York mostrou que a obesidade (IMC>30) foi associada a um risco 4x maior de hospitalização. Este risco aumenta para 6x nos casos de obesidade grave (IMC>40).

Os dados vão de encontro a outra observação, feita em março, pelo NHS (sistema de saúde do Reino Unido) que mostraram que sete em cada dez pacientes graves com coronavírus são obesos ou estão acima do peso. Na ocasião, foram analisados 196 pacientes internados entre 16/03 e 19/03, 16 morreram.

Nos Estados Unidos, os resultados mostram que a obesidade só não foi um risco maior do que a idade: mais de 65 foi considerado 10x maior, enquanto pacientes acima de 75 tem 66x maior risco de internação.

No Brasil, apesar de ser ainda uma impressão, por ainda não se ter dados definitivos, mas onde 55,7% da população adulta está com excesso de peso e 19,8% é obesa, já se observa uma possível associação entre obesidade e quadros mais graves de infecção por coronavírus.

Não abandonar dietas e suspender medicamentos, sem a devida orientação médica, é fundamental para manter sua saúde sob controle.